Empresas têm retorno ao investir em saúde e segurança no trabalho, diz pesquisa

Empresas têm retorno ao investir em saúde e segurança no trabalho, diz pesquisa

Pesquisa inédita realizada pelo Sesi Nacional junto a 500 médias e grandes empresas de todo o Brasil indicou que os investimentos em saúde e segurança no trabalho dão retorno aos negócios.

Pesquisa inédita realizada pelo Sesi Nacional junto a 500 médias e grandes empresas de todo o Brasil indicou que os investimentos em saúde e segurança no trabalho dão retorno aos negócios já que ações para aumentar a segurança no ambiente laboral e promover a saúde de trabalhadores reduzem as faltas ao trabalho foram apontadas por 48% das empresas ouvidas, enquanto para 43,6% esses programas aumentam a produtividade no chão-de-fábrica e 34,8% apontam que essas ações reduzem custos.

Além disso, na visão de 76,4% dos entrevistados, o grau de atenção da indústria brasileira ao tema deve aumentar nos próximos cinco anos – para 13,2%, essa atenção deverá aumentar muito. A pesquisa mostra ainda que a alta importância dada ao tema está relacionada, sobretudo, à preocupação com o bem-estar do trabalhador, a maior conscientização das empresas e à prevenção de acidentes de trabalho.

A pesquisa mostra ainda que 60% das empresas dão grande importância a programas de promoção da saúde de trabalhadores, que vão além do cumprimento de requisitos legais. Entre as principais ações estão a gestão dos afastamentos por doenças, executada por 87,8% das indústrias, e o monitoramento de aspectos ergonômicos no ambiente de trabalho, feito por 84% dos empreendimentos.

Fonte: Sesi

Nenhum comentário

Adicione seu comentário